Alimentação consciente: o que é e como impacta o meio ambiente?

alimentação consciente
7 minutos para ler

Como você seleciona os alimentos que vai consumir? O quanto de atenção dá para suas refeições diárias? O dia a dia corrido às vezes pode fazer com que não tenhamos um cuidado adequado com a qualidade de nossa alimentação, preferindo apenas o que for mais fácil e rápido, sem ponderarmos muito a respeito. Isso coloca em risco nossa saúde e a do meio ambiente. Aí é que entra, então, a alimentação consciente.

Na verdade, esse tipo de alimentação vai muito além do alimento consumido pois, para além do controle dos hábitos alimentares, ela trata também dos critérios de escolhas que vão da origem até a embalagem dos alimentos.

Para esclarecer melhor o conceito e mostrar os impactos das nossas escolhas alimentares no meio ambiente, continue a leitura e confira mais informações sobre esse assunto assim como algumas dicas para ter uma alimentação mais consciente. 

Quais os impactos ao meio ambiente?

Ter uma alimentação mais saudável é desejo de 80% dos brasileiros, segundo pesquisas. O mesmo estudo também concluiu que um dos critérios mais considerados na hora das compras é a diminuição de agrotóxicos nas plantações, o que mostra certa consciência a respeito da qualidade daquilo que devemos ingerir. Porém, ainda há muito a ser compreendido.

A verdade é que triplicamos o consumo dos recursos naturais nas últimas décadas, o que causa grande impacto na saúde do meio ambiente, já que ultrapassamos cada vez mais a capacidade que o planeta tem de regenerar seus ecossistemas. De uma forma ou de outra, a alimentação é a grande responsável por isso, afinal, a produção de tudo que costumamos consumir usa cerca de 70% da água disponível nos rios, segundo esta pesquisa.

O que mais afeta o meio ambiente?

A fabricação de industrializados e de suas embalagens, a agropecuária e o transporte dos alimentos estão entre aqueles itens que mais consomem combustíveis fósseis, responsáveis pela geração de gases do efeito estufa.

Outro grande problema está na agricultura, mais especificamente na utilização de insumos químicos — os agrotóxicos e fertilizantes, que têm altas concentrações de metais pesados e contaminam muito o solo.

O consumo excessivo de carne também tem abalado consideravelmente o equilíbrio ambiental, já que, além de gastar muita água e energia no processo, para a formação de pastos são necessários desmatamentos de grandes áreas, o que causa a falta de chuva e, consequentemente, o aquecimento global. Por essas e outras razões, a redução do consumo de carne é estimulada como prática sustentável.

Portanto, tomar atitudes efetivas para uma alimentação consciente é a única saída para minimizar os danos causados ao planeta e a nossa saúde. Por tudo isso, que tal implementar esse conceito na sua rotina?

Como ter uma alimentação consciente?

Vamos conhecer mais sobre boas práticas para uma alimentação consciente? Veja a seguir.

Faça uma lista antes de ir ao supermercado

Apesar de ser um hábito bastante natural, comer também exige um planejamento e ele começa antes mesmo de ir ao supermercado. Afinal, ir às compras sem saber o que precisa pode fazer com que você leve para casa mais do que o necessário, causando prejuízos ao seu orçamento e o desperdício dos alimentos que vão acabar estragando na sua geladeira.

Sendo assim, faz parte de um alimentação consciente se planejar, fazer uma lista de compras coerente e segui-la estritamente. Dessa maneira, você terá maior controle sobre o que leva ou não para casa e, diminuindo drasticamente a quantidade de desperdício e de lixo que produz.

Evite desperdícios

Segundo pesquisas realizadas pela Embrapa com apoio da Fundação Getúlio Vargas, os índices de desperdícios são alarmantes, pois, a cada ano, uma pessoa joga cerca de 40 kg de comida no lixo. Muito desse péssimo hábito vem da cultura da fartura e das compras impulsivas no supermercado.

Para evitar isso, algumas medidas podem ser tomadas, como optar por alimentos de produtores locais, já que o tempo gasto no transporte e no armazenamento costumam gerar grandes perdas.

Outra medida importante é aprender receitas que consigam aproveitar a maior parte das hortaliças, legumes e frutas, evitando descartes desnecessários de nutrientes saudáveis.

Outras boas práticas: 

  • congele os alimentos: a comida fica conservada por mais tempo; 
  • reaproveite partes não convencionais: talos, sementes, cascas podem ser usados nas suas refeições; 
  • não descarte apenas pela aparência: frutas podem ter partes mais “feias” retiradas e continuar em ótimo estado para consumo;
  • armazene corretamente: alguns alimentos precisam de cuidados especiais, como serem devidamente refrigerados em potes bem vedados.

Faça compras práticas e inteligentes

Qual a sua frequência de idas ao supermercado? Se a resposta foi de apenas uma vez por mês, que tal avaliar a possibilidade de aumentar a periodicidade das suas compras? Isso porque essa atitude pode fazer com você compre menos itens de uma vez e, assim, seja mais específico quanto às suas necessidades.

Outra prática inteligente é verificar sempre a validade dos alimentos e ficar atento a promoções, pois normalmente são produtos com a data de vencimento bem próximo. Além disso, ofertas de promoções “imperdíveis” podem acabar fazendo que você leve mais do que precisa apenas por conta do preço. Fique atento!

Pense no cardápio da semana

Se você gastou um bom tempo pensando no que fazer para o almoço ou jantar mas acabou indo comer fora por não conseguir tomar essa decisão, o planejamento do cardápio semanal pode ser essencial.

A rotina atribulada e o cansaço muitas vezes não permitem que tenhamos disposição para cozinhar nem sejamos criativos o suficiente para nos alimentarmos durante a semana de forma saudável e econômica. Portanto, invista algum tempo do seu final de semana para definir as refeições e adiantar algumas preparações como cozimento e refrigeração de legumes, por exemplo.

Outra dica é pensar em como reutilizar as sobras de uma refeição em outra: o frango assado do jantar pode muito bem virar o recheio para as panquecas do dia seguinte. Isso permitirá economia de recursos e a diminuição do desperdício e da produção de lixo.

Como foi possível saber ao longo deste post, a alimentação consciente vai muito além de introduzir uma dieta saudável. Ela diz respeito a tudo que envolve a produção dos alimentos — do plantio ou cultivo, até aqueles que levam a comida para sua mesa. 

Assim, implementar as práticas que apresentamos é uma forma de reduzir os impactos negativos que sua alimentação pode causar a ao meio ambiente, intensificando os cuidados com sua saúde e bem-estar. 

Você já tinha ouvido falar de alimentação consciente? Já utilizava algumas das práticas que mencionamos aqui? Conte tudo nos comentários logo abaixo.

Você também pode gostar

54 thoughts on “Alimentação consciente: o que é e como impacta o meio ambiente?

  1. Hello, Neat post. There’s an issue with your web site in internet
    explorer, may check this? IE nonetheless is the marketplace chief
    and a big component to other folks will leave out
    your magnificent writing due to this problem.

    Here is my blog post xe88 mod apk

  2. It is the best time to make some plans for the longer term and
    it is time to be happy. I have read this publish and if I could I
    want to counsel you some attention-grabbing issues or
    suggestions. Maybe you could write next articles relating
    to this article. I want to learn even more things approximately it!

    Here is my web page: ok388 android download

  3. Admiring the hard work you put into your website and in depth information you
    provide. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed material.
    Excellent read! I’ve saved your site and I’m including
    your RSS feeds to my Google account.

  4. We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community.

    Your website provided us with helpful information to
    work on. You’ve done a formidable task and our entire group can be thankful to
    you.

    my homepage – wukong333

  5. I like the helpful information you provide in your articles.
    I’ll bookmark your blog and check again here
    regularly. I’m quite certain I will learn many new stuff right here!

    Good luck for the next!

  6. This is very interesting, You’re a very professional blogger.
    I have joined your rss feed and sit up for in search of extra of your excellent post.
    Also, I’ve shared your site in my social networks

  7. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the
    book in it or something. I think that you can do with a
    few pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is great blog.
    A fantastic read. I’ll definitely be back.

  8. all the time i used to read smaller articles which as well clear
    their motive, and that is also happening with this piece of writing which
    I am reading at this place.

  9. I am really impressed together with your writing abilities and also with the format to your blog.
    Is that this a paid subject matter or did you modify it your self?
    Either way keep up the excellent quality writing, it’s rare
    to peer a nice weblog like this one these days..

  10. Pretty nice post. I simply stumbled upon your blog and wanted to say that
    I’ve truly loved surfing around your weblog posts.

    In any case I will be subscribing to your rss feed and I am hoping you write
    again very soon!

  11. hey there and thank you for your info – I’ve definitely picked
    up something new from right here. I did however expertise a few technical points using this
    site, as I experienced to reload the site a lot of
    times previous to I could get it to load correctly. I had
    been wondering if your web hosting is OK? Not that I’m complaining, but slow loading
    instances times will often affect your placement in google and can damage your high-quality score if
    advertising and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS
    to my email and can look out for a lot more of your respective exciting content.
    Make sure you update this again very soon.

  12. You really make it seem so easy together with your presentation but I find this matter
    to be actually something that I think I’d never understand.
    It seems too complex and extremely broad for me. I am taking a look ahead to your subsequent post, I will
    attempt to get the hold of it!

  13. Good day! I just wish to give you a huge thumbs up for the excellent info you have got here on this
    post. I’ll be returning to your website for more soon.

  14. Excellent blog here! Also your web site loads up
    very fast! What host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my web site loaded up as fast as yours lol

  15. This is a really good tip especially to those
    new to the blogosphere. Short but very precise info… Appreciate your sharing this one.
    A must read article!

  16. My programmer is trying to convince me to move
    to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a
    variety of websites for about a year and am worried about switching to another platform.
    I have heard fantastic things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress posts into
    it? Any help would be really appreciated!

  17. Hi every one, here every person is sharing these knowledge,
    thus it’s nice to read this blog, and I used to pay a quick
    visit this website everyday.

  18. Hello this is kind of of off topic but I was wanting to know if blogs use
    WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding experience
    so I wanted to get advice from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

  19. My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a number of websites for about a year and am
    concerned about switching to another platform. I have heard excellent things about blogengine.net.

    Is there a way I can transfer all my wordpress posts into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  20. Somebody necessarily assist to make seriously articles I might state.
    This is the very first time I frequented your web page and to this point?
    I surprised with the analysis you made to
    create this particular put up extraordinary. Great task!

  21. Greate pieces. Keep writing such kind of information on your blog.

    Im really impressed by your blog.
    Hey there, You have done a great job. I’ll definitely digg it and in my opinion recommend to my
    friends. I am confident they will be benefited from this website.

  22. Everything is very open with a really clear explanation of
    the issues. It was definitely informative. Your website is very useful.
    Thank you for sharing!

  23. Every weekend i used to go to see this web site, as i wish for enjoyment, for the
    reason that this this web site conations truly nice funny data too.

Deixe um comentário